Artigo sobre Lab Criativo de Literatura e Tecnologia compõe 6 Encontro Brasileiro de Educomunicação

#Arquivo_2015

As experiências da ONG Casa da Árvore na promoção da cidadania entre crianças através da leitura e estímulo à autoria a partir das novas tecnologias, serão compartilhadas com pesquisadores e cientistas de todo o Brasil durante o 6° Encontro Brasileiro de Educomunicação. O evento acontece entre 10 a 12 de junho em Porto Alegre e contará com a apresentação do artigo Programa Eleitoral d'Os Invisíveis: construção da reflexão social e participação política nos processos de autoria audiovisual entre crianças (leia o resumo), de autoria de Leila Dias e Aluísio Cavalcante.


O artigo selecionado traz uma reflexão sobre o itinerário percorrido por um grupo de 13 crianças e adolescentes da cidade de Senador Canedo - GO, participantes do Laboratório Criativo de Leitura e Tecnologia (Lab Criativo), para a produção de um programa eleitoral a partir da experiência de leitura da obra Os Invisíveis (Tino Freitas. Ed. Casa da Palavra, 2013). O Lab Criativo é uma atividade integrada ao projeto E se eu fosse o autor?, desenvolvido pela ONG Casa da Árvore e realizado na cidade goiana em parceria com a Prefeitura Municipal de Senador Canedo e o Programa Integração Petrobras Comunidade (leia mais sobre os resultados do projeto). A sequência didática acompanhada pelos pesquisadores está disponível para professores, educadores sociais e arteducadores reaplicarem em sala de aula, pontos de cultura e outros ambientes de aprendizagens formais ou não. O resultado da experiência criativa das crianças pode ser assistida no Youtube.


Leia ainda: Projeto E se eu fosse o autor? estimula práticas de incentivo à leitura através da cultura digital entre escolas rurais de Palmas - Tocantins.

Lei ainda: Lab de Inovação em práticas pedagógicas integra professores de escolas indígenas no Nordeste brasileiro.


Em 2015 o Encontro volta-se para a relação entre os conceitos de Diversidade e de Educomunicação. Segundo a organização co evento, o tema geral "objetiva aprofundar a reflexão sobre as relações entre a prática educomunicativa e os diferentes modos de ser, pensar, viver, trabalhar e expressar-se, num mundo em mudanças. Devido ao caráter interdisciplinar da Educomunicação, o tema será de vital importância para a legitimação do conceito, contribuindo para a definição de indicadores sobre a coerência entre teoria e prática."

0 visualização0 comentário