top of page

FUNFIC | onde o creative code e o universo fanfic se encontram

Atualizado: 29 de set. de 2021


FunFic é um espaço inventivo, onde você poderá explorar novas formas de construção, exibição e transmissão de conteúdo literário fazendo uso de novas tecnologias digitais. A ideia é proporcionar o encontro entre o universo fanfic e programação criativa em um ambiente laboratorial para desenvolvimento de novas experiências com a produção literária e escrita de códigos.


Esperamos que quanto mais você exercitar suas ideias utilizando a FunFic, mais irá aprender sobre programação através da busca por customização da ferramenta.


Programação criativa é um tipo de programação de computadores em que o objetivo é criar algo expressivo em vez de algo funcional.

John Maeda in Creative Code


Toda programação é criativa, mas nem todo mundo programa de uma forma experimental, ou seja, sem saber exatamente onde o processo criativo vai levar. E isso muda tudo!


Tanto a Fanfic quanto a Programação Criativa são espaços colaborativos, diversos, engajados, criativos e estimulantes, e acreditamos que ao aproximarmos esses dois universos em um mesmo ambiente, um irá potencializar as formas de expressão do outro. Nesse caso, o uso criativo da escrita literária irá alimentar a escrita criativa de códigos interativos e vice-versa.


A FunFic foi idealizada por André Anastácio e Carlos Oliveira (Vamoss) durante a residência artística BiblioHackLab, projeto de inovação, criatividade e desenvolvimento em Bibliotecas coordenados por Casa da Árvore. Contou também com a orientação de Ricardo Palmiere e com a colaboração de Tiago Rezende.


FunFic é um projeto possível graças à cultura do conhecimento aberto, e utilizou os projetos de código livre P5js da Fundação Processing, Ace Editor e Bootstrap.


Links:

Carlos Oliveira: https://vamoss.com.br/



Sobre o BiblioHack LAB


O BHL é a ampliação da tecnologia social desenvolvida pela Casa da Árvore, que é uma das organizações pioneiras no desenvolvimento de inovação em práticas de leituras a partir da cultura digital. É reconhecida pelo Mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica e foi finalista do prêmios Jabuti e IPL Retratos da Leitura. O programa conta com o patrocínio da IBM, o apoio da Cultivo Projetos e Soluções Criativas, da Secretaria da Cultura de Minas Gerais e a realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura.



53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page