top of page

Ação Livros Esquecidos promove forma inusitada de acesso à leitura

Livros espalhados pela cidade, loucos para serem encontrados por novos donos. Assim funciona a ação Livros Esquecidos, promovida pelo BiblioArte LAB, projeto que se propõe a ensinar e estimular adolescentes a usarem da tecnologia para compartilharem suas experiências de leitura.


A ideia Livros Esquecidos é simples: distribuir obras literárias por locais de grande circulação de pessoas em Poços de Caldas. Quem se interessar, está à vontade para levá-las para casa, desde que poste uma foto do livro em questão no Facebook, acompanhada da hashtag #livrosesquecidos. Mas não é só isso: terminada a leitura, o mesmo livro deverá ser deixado em outro local, de modo que mais gente possa futuramente usufruir do seu conteúdo – sempre registrando essa circulação no espaço da rede social.


“Nosso objetivo é promover, assim, um ciclo contínuo de incentivo à leitura, não só por disponibilizar gratuitamente os livros, mas também por gerar um burburinho nas redes sociais, que hoje tornaram-se um instrumento importante para influenciar a juventude conectada a ler mais”, explica Leila Dias, uma das coordenadoras do BiblioArte LAB. “Por mais que a tecnologia já permita ler em novos formatos, o livro de papel tem lugar garantido entre os leitores. O dilema é que eles ainda possuem preços altos aqui no Brasil. A ação Livros Esquecidos acaba, assim, promovendo a democratização do acesso a estas obras”, complementa.

De fora a fora

A distribuição de livros pela cidade foi estrategicamente pensada pela turma da LAB Rede de Leitores, que se reúne todas as tardes de quinta-feira, na Biblioteca Municipal Centenário (Biblioteca da Urca), sede do projeto BiblioArte LAB. A meta é que as obras percorram diferentes regiões de Poços de Caldas. Terminal de ônibus urbano, escadarias na zona leste, pista de skate na zona sul, shopping, praças e parques públicos são alguns dos pontos onde os livros serão carinhosamente “esquecidos”.


O BiblioArte LAB é realizado pela ONG Casa da Árvore desde o ano passado, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Atualmente, conta também com o apoio do Programa Ibero-americano de Bilbiotecas (Iberbibliotecas) e do Instituto Alcoa. Quem quiser saber mais sobre o projeto, é só curtir a página no Facebook (www.facebook.com/biblioartelab) ou vir pessoalmente à Biblioteca da Urca, de segunda à sexta, das 14h às 17h.

7 visualizações0 comentário
bottom of page