top of page

OMEC | uma experiência multissensorial de leitura de 1984

Atualizado: 29 de set. de 2021


A partir do desafio lançado pelo Bibliohack LAB, o Mudalab, o Coletivxs e o Periferia Sustentável se juntaram para o desenvolvimento do OMEC - o Objeto Multisensorial de Experiência Colaborativa. O OMEC é uma leitura-experiência que estimula a reflexão sobre o livro 1984, de George Orwell e a realidade que estamos vivendo em nossa sociedade atual.


A partir de perguntas provocadoras sobre temas como as distopias e a manipulação da verdade, o/a leitor/a-participante é convidado/a a interagir com sensores e botões em uma jornada na qual a escolha de caminhos e a sua leitura de mundo o/a levam a finais diferentes, de uma mesma história.


Fatos históricos, curiosidades, entretenimento e notícias, permeiam essa leitura-experiência que entrelaça a ficção com a realidade. O dispositivo físico foi criado com tecnologias abertas e de baixo custo, possibilitando ser replicado em outros contextos e a partir de outras provocações que façam sentido para quem estiver criando. E o OMEC ainda conta com recursos visuais, sonoros e sensoriais, permitindo uma experiência mais inclusiva e acessível





Sobre o BiblioHack LAB


O BHL é a ampliação da tecnologia social desenvolvida pela Casa da Árvore, que é uma das organizações pioneiras no desenvolvimento de inovação em práticas de leituras a partir da cultura digital. É reconhecida pelo Mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica e foi finalista do prêmios Jabuti e IPL Retratos da Leitura. O programa conta com o patrocínio da IBM, o apoio da Cultivo Projetos e Soluções Criativas, da Secretaria da Cultura de Minas Gerais e a realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura.


21 visualizações0 comentário
bottom of page