Aprenda a estimular a leitura e formar leitores para o século XXI com quem é referência no uso criativo da cultura digital para aprendizagem
O que te espera no curso
Você irá refletir sobre as transformações na cultura leitora do nosso tempo enquanto descobre na prática como aproveitar a cultura digital para promover experiências criativas com leitoras e leitores do século XXI. São 12 aulas que você poderá assistir ou ouvir como, onde e quando quiser, escolhendo sua própria sequência de assuntos e temas.
Plano de curso
MÓDULO: A leitura e o leitor no século XXI
Aula 1- Introdução
Aula 2- A Leitura e o leitor no século XXI pt -1
Aula 3- A Leitura e o leitor no século XXI pt -2
MÓDULO: Inspirações e reflexões
Aula 4- Tecnologia social como mentalidade educadora
Aula 5- Alfabetização midiática informacional
Aula 6- A leitura no terceiro espaço
MÓDULO: Experiências criativas
Aula 7- Investigando as experiências de leitura da comunidade
Aula 8- Facebook: da mediação às narrativas multimídias
Aula 9- Whatsapp e as redes de influências de leitura
Aula 10- Fanfics e as redes de escrita criativa na internet
Aula 11- Instagram a expressão literária multimídia
Aula 12- Mapas digitais: territórios, mediação e narrativas
Sobre o professor
Aluísio Cavalcante é designer de experiências inovação e social do programa BiblioArte LAB e um dos fundadores da ONG Casa da Árvore. Há 14 anos atua como facilitador de processos de concepção e implementação de programas, projetos e políticas públicas de de inovação em educação, cultura e desenvolvimento social.
É certificado pela AMPG International como gestor de projetos de desenvolvimento social e foi responsável criação e implementação de iniciativas que o levaram a receber importantes prêmios e certificações nacionais e internacionais, como Iberbibliotecas (Cerlalc, Unesco) e Prêmio Jabuti. Coordenou o programa nacional de formação de professores “Escola Criativa Digital”, em parceria com a Fundação Telefônica, Fundação Banco do Brasil, universidades públicas em Pernambuco, Ceará, Tocantins, Goiás e Rondônia.
Como consultor, já contribuiu com iniciativas e organizações como o programa Conecta Bibliotecas (ONG Recode e Fundação Bill e Melinda Gates) e atualmente coordena a implementação do programa piloto da Unicef para Educação Híbrida e Cultuda Digital.