Ativo 67@4x.png

DESCUBRA EXPERIÊNCIAS

INOVADORAS 

Realize você mesma projetos de leitura, aulas, oficinas e laboratórios criativos explorando a cultura digital na sua escola e biblioteca. 10 atividades para colocar em prática agora!

Ativo 59@4x.png
Selo Finalista (1) (1).png
1.png
3.png

Um jeito prático de despertar o gosto pela leitura, promover a alfabetização para as mídias digitais e transformar sua biblioteca, escola ou projeto no coração da aprendizagem para o século XXI.
 

10.png
Este projeto busca popularizar o acervo literário e melhorar a sinalização urbana que indica os caminhos até a biblioteca. Para isso propõe a criação de trajetos literários indicados por cartazes, inspirados em livros disponíveis no acervo e fixados em pontos estratégicos da comunidade. Uma forma de estimular visitas à biblioteca e, ainda, de possibilitar experiências de leitura literária em espaços públicos.
Este projeto pretende integrar o universo literário das web novelas / fanfics ao cotidiano da biblioteca através do estímulo da produção de escritores amadores. Utilizaremos redes sociais especializadas neste gênero para criar uma experiência social de leitura, conectando autores e público através de obras que dialogam com o universo cultural da comunidade. Uma forma divertida de aproximar a biblioteca das pessoas que querem iniciar no mundo da escrita literária.
PROPÓSITO Valorizar a produção literária realizada por mulheres, aumentando assim, o número de autoras e obras lidas na comunidade. FORMA DE ATUAÇÃO Promover o acervo físico da biblioteca por meio de uma rede influenciadora de leitura, constituída por mulheres da comunidade, bairro ou cidade. Desta forma integraremos ações de mediação de leitura através das redes sociais e de acervos digitais de acesso livre, com ações afirmativas no espaço público da biblioteca.
PROPÓSITO Facilitar o acesso à literatura entre jovens e adolescentes a partir do uso criativo das redes abertas de internet e dos espaços públicos da comunidade. FORMA DE ATUAÇÃO Ocupar espaços públicos da comunidade, que possuam acesso livre à internet sem fio, com cartazes interativos que dão acesso à obras literárias e em formato digital, indicada por jovens da comunidade. Assim, o movimento buscará transformar a cidade em uma grande plataforma de acesso à leitura.
PROPÓSITO Aumentar a presença digital da biblioteca nas redes sociais a partir de menções espontâneas de usuários frequentes. FORMA DE ATUAÇÃO Criação de ambientes e ações que estimulem os usuários frequentes a compartilharem seu cotidiano na biblioteca através da postagem de vídeos instantâneos nas redes sociais (stories e status).
Queremos publicar em versões interativas de uma série de contos brasileiros, utilizando de ferramentas, criação e compartilhamento de hipertextos e redes sociais. Uma experiência de leitura crítica e sensível de obras literárias, de ampliação de vocabulário e referências estéticas. Queremos ainda, contribuir para a ampliação das habilidades para leitura imersiva (navegação), interativa e multimidiática.
Queremos aproveitar as experiências informais e sociais de escrita dos adolescentes com os aplicativos de mensagens para melhorar sua produção de texto e outras formas de se expressar. Podemos, ainda, aproveitar a familiaridade com a cultura pop japonesa (filmes de samurais) e a familiaridade com a escrita no celular como uma forma estimulante e de inspiração para participantes na produção criativa de textos.
Esperamos que as crianças exercitem de forma lúdica a criação literária, agregando elementos midiáticos e informacionais no processo de alfabetização e letramento. Através de uma brincadeira com as palavras, queremos ainda, ampliar a familiaridade dos participantes com a prática da edição, do seu papel na construção da mensagem, além da organização e do compartilhamento de arquivos digitais.
avesso_edited.jpg
Proporcionar uma brincadeira onde as crianças explorem a criatividade para transformar uma história, lida coletivamente, em uma história contada apenas com a voz, os sons do corpo e dos objetos. Aproveite esse processo de interpretação e criação artística para valorizar a escuta como forma de aprender e se inspirar, estimulando o compartilhamento das experiências de leitura de mundo e incluindo princípios da produção de áudio no processo de letramento.
Queremos criar um desafio de checagem de notícias na internet, gerando um clima de investigação parecido com os das séries de detetive. Com a brincadeira esperamos desenvolver uma leitura crítica da mídia e ampliar a capacidade dos participantes de reconhecerem notícias falsas na internet.
14.png

O QUE TE

ESPERA NESTE

EBOOK INTERATIVO?

Atividades para várias faixas-etárias e diferentes ciclos de aprendizagem, todas com o passo-a-passo e conteúdos complementares interativos para facilitar sua vida.

O caderno BiblioArte LAB traz três modalidades de atividades. Com os Laboratórios você vai poder realizar atividades curtas. Já os Projetos propõe um desafio de construção conjunta. Com os Movimentos você poderá mobilizar sua comunidade leitora em prol de uma causa. 

INOVE NA SUA BIBLIOTECA, ESCOLA OU COMUI

EXPERIMENTE
UMA AULA GRÁTIS

BAIXE AGORA

Ativo 10@4x.png
Ativo 11@4x.png
Ativo 56@4x.png
Ativo 55@4x.png
Ativo 54@4x.png