MINISTÉRIO DO TURISMO E IBM  APRESENTAM:

LOGO_BIBLIOHACK_-_FUNDO_VERDE_OU_AMARELO
ORNAMENTO_01.png

INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE E

DESENVOLVIMENTO EM BIBLIOTECAS

ORNAMENTO_04.png

Somos um programa de desenvolvimento e inovação  em bibliotecas criado pela Casa da Árvore Projetos Sociais. Desafiamos artistas digitais, desenvolvedores tecnológicos, educadores  e pesquisadores a criarem conosco novos dispositivos e experiências de leitura para o século XXI.

  • Instagram
  • Preto Ícone Vimeo
ORNAMENTO_02.png
IMG_20170710_151442171 (1).jpg
 

Convocatória

BiblioHack Lab_01

NOVAS LEITURAS png.png

residência artística online para desenvolvimento de dispositivos portáteis e interativos de leitura

Nesta chamada aberta, propomos um repensar sobre o objeto livro. Perguntas como: Quais os modos de transformá-lo em um organismo vivo, em um elemento colaborativo - não mais um material linear, fixo e limitado, e sim fluído, recombinado e líquido, sendo um espaço para a experimentação? Como as novas mídias digitais e as novas dimensões da interatividade podem alargar nossas experiências de leitura? 

Estamos mobilizando coletivos de artistas, comunidades de pesquisadores, laboratórios de novas mídias e grupos interessados para construir conosco esses novos caminhos. Para isso, teremos um processo de residência remota durante três meses para desenvolver 2 projetos selecionados partindo dessa chamada aberta. Os resultados deverão ser publicados sob licença aberta e disponibilizados em plataforma GitHub ou similar, para que possam ser remixados por outras bibliotecas públicas
 

Convocatória

BiblioHack Lab_02

residência criativa para desenvolvimento de práticas de leitura e formação de leitores do século XXI.

invenções literárias png.png

Nesta chamada aberta, propomos um repensar sobre as práticas de mediação de leitura, de letramento midiático informacional e de formação de leitores críticos e sensíveis no contexto da cultura digital e da sociedade em rede. Quais são as habilidades e competência necessárias para um leitor-cidadão do século XXI? Como criar experiências inovadoras com inspiração nas experiências sociais de leitura das comunidades, seja a partir de bibliotecas públicas, comunitárias, escolares, ou mesmo nas salas de aulas e em projetos culturais ou de educação social?

Buscamos profissionais e estudantes universitários de diferentes áreas, interessados em compor uma equipe de autores de práticas inovadoras de leitura e formação de leitores dentro deste contexto. Convocamos pessoas interessadas em percorrer juntamente com a equipe do BiblioHack LAB uma jornada de exploração, aprendizagem e criação de uma publicação interativa com uma série de atividades para bibliotecas, escolas e outros espaços de mediadores de leitura.

 

patrocinadores

um projeto

parceria

apoio

patrocínio

realização