top of page

BiblioArte LAB inicia ações em parceria com escolas e e novas bibliotecas públicas em Minas Gerais

Falar que os memes, a ilustração, as redes sociais e os mapas digitais ajudarão as escolas e bibliotecas públicas a aproximar crianças e adolescentes para a literatura pode parecer brincadeira, mas em Poços de Caldas não é. É um trabalho sério que começa a ser realizado a partir de abril por professores e auxiliares de bibliotecas, em parceria com o projeto BiblioArte LAB. A iniciativa desenvolvida pela ONG Casa da Árvore irá envolver diretamente 22 profissionais da educação e cerca de 360 alunos até o final do ano letivo de 2017.



Com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura, do Instituto Alcoa e do Programa Ibero-americano de Bibliotecas, o projeto realizou durante os meses de fevereiro e março uma chamada aberta para escolas e bibliotecas interessadas em integrar essa ação de expansão do projeto BiblioArte LAB. A articulação com as comunidades escolares contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas e a Superintendência Regional de Ensino. “Na primeira reunião que fizemos com as equipes escolares tratamos encontrar os pontos de convergência entre a tecnologia social de incentivo à leitura desenvolvido por nós da ONG Casa da Árvore com os desafios e peculiaridades do projeto político pedagógico de cada unidade”, explicou Aluísio Cavalcante, coordenador do projeto.


Ana Paula Barreto é diretora da Escola Municipal Professor Antônio Sérgio Teixeira, onde será realizada o LAB Criativo Memes Literários, um projeto de produção cultural que busca inspiração nas experiências de leitura literária dos alunos para criação de memes e perfis literários nas redes sociais. “É excepcional a iniciativa de levar essas atividades para as escolas, pois devemos sair do tradicional ao levar ideias novas para os alunos, e o melhor de tudo: de uma maneira criativa”, destacou a gestora escolar.


A biblioteca municipal Dr. Marcus Vinícius de Moraes (Biblioteca da Zona Leste) abre o calendário realizando o laboratório Histórias Ilustradas durante o mês de abril. O projeto de leitura pretende atrair crianças que moram na zona leste para um mergulho na arte literária a partir da criação de ilustrações autorais. Ainda neste mês a Escola Municipal Presidente Washington Luís será palco do Papo Literário, um debate sobre literatura, comportamento, juventude e cultura digital, promovida pelos jovens realizadores da Revista Página 9 ¾.Confira a seguir o calendário dos LABs Criativos, mês a mês:

Abril

Biblioteca Dr. Marcus Vinícius de Moraes - LAB Criativo Histórias Ilustradas

E.M. Presidente Washington Luís - Papo Literário


Maio

E.E.David Campista - LAB Criativo Memes Literários

Junho

E.M Alvino Hosken de Oliveira - LAB Criativo Hiperespaços Poéticos

E.M Professor Antônio Sérgio Teixeira - LAB Criativo Memes Literários

Agosto

Biblioteca Júlio Bonazzi - LAB Criativo Hiperespaços Poético

E.M Dr. José Vargas de Souza - Papo LiterárioSetembroE.E Francisco Escobar - Papo Literário

CMEI.Pingo de Gente - LAB Criativo Histórias Ilustradas

Outubro

E.M Dr. Pedro Afonso Junqueira - Papo Literário

Novembro

E.M José Raphael Santos Netto - Papo Literário


Sobre o BiblioArte LAB

Implantado desde o início de 2016, o BiblioArte LAB é um projeto idealizado pela ONG Casa da Árvore e realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas, patrocínio do Programa Ibero-americano de Bibliotecas – Iberbibliotecas (Cerlalc-Unesco) e apoio do Instituto Alcoa e do DME. Para mais informações, basta acessar a página do projeto no Facebook (www.facebook.com/biblioartelab) ou o site da Casa da Árvore (www.casadaarvore.art.br).

bottom of page