top of page

BiblioArte LAB é finalista do Prêmio IPL – Retratos da Leitura


Mais de 150 projetos de fomento à leitura, de 24 estados brasileiros, foram inscritos na Plataforma Pró-Livro para o Prêmio IPL - Retratos da Leitura. O Instituto Pró-Livro – IPL, criado pelas entidades do livro – ABRELIVROS, Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), divulgou esta semana os finalistas da terceira edição do concurso e o BiblioArte LAB é uma das iniciativas reconhecidas nacionalmente.

Em três anos de existência, o laboratório comunitário de inovação em leitura e formação de leitores desenvolvido pela ONG Casa da Árvore em Poços de Caldas, ampliou o impacto social da Biblioteca Municipal Centenário e contribuiu para transformações e outras 12 bibliotecas, entre escolares e públicas. “Ficamos muito felizes com o reconhecimento, e mais ainda pela oportunidade que prêmios como este nos dá de mostrar para o país que o investimento em inovação dentro das bibliotecas é fundamental para a promoção de um desenvolvimento sustentável”, defendeu Leila Vilhena, cofundadora da organização social.

A iniciativa propõe um conjunto de práticas que colocam as bibliotecas como o coração da aprendizagem para o século XXI e traz a comunidade de jovens leitores, seus conhecimentos tecnológicos e experiências culturais como principais protagonistas das transformações. O objetivo principal do BiblioArte LAB é atrair a comunidade leitora para dentro deste espaço público, ampliar suas habilidades com as novas linguagens e para os empreendimentos criativo, promovendo inovação de impacto social.

“Para 2019 queremos ampliar o diálogo com as políticas públicas e as redes de organizações que atuam alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS_ONU). Por isso buscamos parceiros e colocamos essa tecnologia social a serviço dos desafios de todas as comunidades do Brasil”, destacou o designer de inovação e cofundador da Casa da Árvore, Aluísio Cavalcante.

Com atividades como LAB de Robótica Poética e Hiperespaços Literários, e empreendimentos comunitários como a Revista Página 9 ¾ e o aplicativo Leia-Me!, o BiblioArte LAB ampliou em 60% o fluxo de jovens na bibliotecas atendidas e em 35% o índice de leitura literária espontânea entre crianças e adolescentes atendidos. Por estes resultados também foi um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2018, na categoria Inovação - Formação de Leitores (leia mais).

Sobre o Prêmio IPL - Retratos da Leitura

“Desde o início de nossas atividades, em 2007, o IPL propõe iniciativas exitosas visando fomentar a leitura, difundir o livro e transformar o Brasil em um país de leitores”, comenta Luis Antonio Torelli, presidente do Instituto Pró-Livro. “Com a criação da Plataforma e do Prêmio, tivemos a oportunidade de unir, em um só lugar, os projetos que são realizados em todo o país e, ver os resultados disso é mobilizador.”


Com o lema “Juntos faremos do Brasil um país de leitores”, o principal objetivo da premiação é promover e difundir experiências de sucesso para que ganhem amplitude e investimentos, orientem políticas públicas e inspirem outras iniciativas pelo Brasil. O Prêmio tem por finalidade, também, reconhecer e homenagear organizações que promovem práticas de estímulo à leitura.


Neste ano, a categoria com maior número de inscritos foi a das bibliotecas (35%), seguida pelas organizações sociais civis (31%), pelas mídias (21%) e pela cadeia produtiva (12%). “Conhecer as iniciativas e apoiá-las, para que ganhem cada vez mais qualidade e sustentabilidade, são nossos principais objetivos e, ao mesmo tempo, grandes desafios”, diz Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Pró-Livro.

“Ficamos impactados com a qualidade dos projetos inscritos na Plataforma Pró-Livro. Foi uma tarefa difícil escolher somente alguns, entre tantos bons projetos em cada categoria. A emoção ao conhecer os projetos, foi grande. Confirma a esperança de que, com o Prêmio, conseguimos identificar e difundir soluções exitosas e inovadoras para ampliar o número de leitores no Brasil”, comenta Zoara Failla. O próximo passo será escolher os projetos ganhadores que serão apresentados no dia 10 de dezembro, em cerimônia no espaço Unibes Cultural, em São Paulo. “Convidamos um corpo de jurados que avaliará os projetos e escolherá os três vencedores em cada uma das 4 categorias”, afirma Torelli.


Conheça os finalistas - http://plataforma.prolivro.org.br/instituto-pro-livro-apresenta-os-finalistas-da-3a-edicao-do-premio-ipl-retratos-da-leitura/

4 visualizações0 comentário
bottom of page